APAF
Quinta-Feira, 13 de Dezembro de 2018
Siga-nos

Analista Financeiro

O analista financeiro é um profissional que pode inserir-se numa de 3 categorias:

  • Analista financeiro buy-side: trabalha habitualmente para investidores institucionais (um fundo de investimento, uma empresa de consultoria para investimento, uma empresa seguradora ou um fundo de pensões, entre outras), faz research e elabora recomendações de investimento dirigidas a esse investidor institucional, que o emprega. Estas recomendações servem apenas para benefício da entidade que remunera o analista financeiro e não são habitualmente tornadas públicas na medida em que os investidores institucionais apenas pretendem utilizar os resultados dessas análises para os seus próprios objetivos profissionais. 

  • Analista financeiro sell-side: trabalha para um intermediário financeiro que gere carteiras e comercializa ativos financeiros de clientes e faz recomendações de investimento dirigidas a clientes da própria empresa para a qual trabalha. Em acréscimo a outros serviços que estas empresas disponibilizam (tais como corporate finance) o analista financeiro sell side faz análise financeira como forma de melhorar a satisfação do seu cliente. Na prática, os analistas sell-side irão em primeiro lugar disponibilizar os seus relatórios de research aos seus próprios clientes.

  • Analista financeiro independente: é aquele analista financeiro que não estabeleceu nem mantém nenhuma relação contínua com qualquer participante no mercado. Vende os seus relatórios individualmente ou por subscrição a qualquer pessoa ou entidade interessada.  


voltar voltar

ContatosRua da Estrela, nº 8
1200-669 Lisboa - Portugal

E-mail: apaf@apaf.org.pt
Telefone: +351 213 903 208
Fax: +351 213 903 209
Siga-nos
Newsletter