APAF
Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2017
Siga-nos

Regras de Bom Governo

Enquanto associação profissional que representa um setor chave do mercado de capitais português (e, por conseguinte, da economia portuguesa) a APAF considera-se sujeita, na sua organização interna, no funcionamento da sua atividade e nos processos decisórios que adota, a um conjunto de princípios e regras que constituem os seus Princípios de Bom Governo.

São os seguintes os princípios de Bom Governo que orientam a atividade da APAF:  
  1. Valores: a atividade desenvolvida pela APAF prossegue os princípios da legalidade, da transparência, da independência, da sindicabilidade, da eficiência e da efetividade na gestão associativa.   

  2. Estratégia: o Conselho de Administração da APAF assume um envolvimento ativo na planificação estratégica da vida da associação e participa ativamente na fixação de uma missão clara para a APAF e na definição do seu projeto de crescimento.

  3. Pelouros: cada membro do Conselho de Administração da APAF tem áreas de especialidade (pelouros) pelos quais assume particular responsabilidade.

  4. Conflitos de interesse: A APAF adota políticas e procedimentos que asseguram que os conflitos de interesse, ou a suscetibilidade da sua ocorrência entre os administradores e a associação, são adequadamente geridos, designadamente o dever de cada membro de órgão da APAF divulgar ao órgão a que pertence todos os factos e relações relevantes, abstendo-se de votar em qualquer assunto em que possa ocorrer um conflito de interesses.

  5. Sindicabilidade: a APAF produz informação regular relativa à sua atividade, elaborando, designadamente, atas de todas as reuniões dos seus órgãos estatutários, assim como a documentação adequada a cada projeto que desenvolve e efetiva o princípio da maior divulgação pública da sua atividade através de tais documentos, sempre que os mesmos não sejam confidenciais.

  6. Gestão Financeira: estão definidos e instituídos regras e procedimentos claros relativos à aprovação e autorização para realização de despesas na APAF, numa articulação permanente e transparente com a empresa responsável pelos serviços de contabilidade.

voltar voltar

ContatosRua da Estrela, nº 8
1200-669 Lisboa - Portugal

E-mail: apaf@apaf.org.pt
Telefone: +351 213 903 208
Fax: +351 213 903 209
Siga-nos
Newsletter