APAF
Segunda-Feira, 20 de Agosto de 2018
Siga-nos

João Salgueiro no Jantar Anual da APAF: "Pensar no Risco é pensar no futuro"

João Salgueiro no Jantar Anual da APAF: "Pensar no Risco é pensar no futuro" 2015-11-23
Fonte:  APAF

O Dr. João Salgueiro abriu a sua intervenção com a ideia de que "pensar no risco é pensar no futuro” centrando a sua alocução na mensagem essencial de haver 3 aspectos através dos quais é necessário compreender o risco-país para Portugal.

Assim, e desde logo, João Salgueiro referiu a iliteracia financeira dos portugueses como o primeiro factor potenciador do risco na medida em que sendo necessário "ajudar os portugueses a ter critérios e a dar os passos necessários”, a verdade é que nos limitamos a "discutir a austeridade em Portugal como se fosse uma estratégia” quando, disse, "a austeridade não é em si uma estratégia”. "O critério tem de ser o de sabermos se estamos a ganhar competências para vencer. E temos de identificar desafios.”, afirmou o Dr. João Salgueiro.

Um segundo aspecto através do qual João Salgueiro considerou essencial olhar o tema do risco-país foi o da radical mudança do quadro global. "Estamos a viver a terceira globalização, que assenta na economia digital e na revolução tecnológica. Vivemos num mundo onde não há fronteiras económicas. Mas não é porque uma pessoa sonha com uma coisa diferente que ela se torna realidade”, enfatizou João Salgueiro. "Não basta assistir à realidade; é necessário fazer parte dela.”

Seguidamente, João Salgueiro referiu ainda como terceiro elemento essencial para compreender o risco-país as contradições europeias: "O projecto de integração europeia tem contradições que são as do próprio euro e que decorrem designadamente da falta de uma política externa comum e da falta de uma constituição europeia que seja encorajadora dos interesses comuns e não dos nacionalismos.”

João Salgueiro lançou ainda a questão de sabermos se a União Bancária que está a ser posta de pé funciona ou não, tendo considerado que tal será difícil "se não houver uma entidade federadora”. Houve ainda tempo para reflectir sobre o peso da demografia na Europa, considerada "idêntica à do fim do império romano”.

À pergunta que fez aos convidados da APAF "isto vai mudar na Europa?”, João Salgueiro respondeu com o repto: "Temos de ser realistas na maneira de analisarmos os problemas. Temos desprezado oportunidades gigantescas na nossa história recente. Devíamos aproveitar melhor as oportunidades e substituir os mercados por "qualquer coisa”. Temos de ser um país respeitável e influente. Não temos desenvolvimento e por isso crescemos pouco. Mas para ter desenvolvimento é preciso um projecto e para ter um projecto é preciso pôr as pessoas a pensar.”

Terminada a alocução do Dr. João Salgueiro, inspiradora das conversas que se fizeram seguir, foi servido um jantar aos associados, convidados e patrocinadores do Jantar Anual da APAF de 2015, evento que terminou cerca das 22h30m.

voltar voltar

ContatosRua da Estrela, nº 8
1200-669 Lisboa - Portugal

E-mail: apaf@apaf.org.pt
Telefone: +351 213 903 208
Fax: +351 213 903 209
Siga-nos
Newsletter